terça-feira, 13 de julho de 2010

Namoro na adolescência: o que pensa pais e filhos


É comum encontrar adolescentes namorando cada vez mais cedo, um psicólogo analisa o comportamento desses jovens e ressalta a importância do diálogo entre os pais



Adolescentes de 13, 14 e 15 anos estão namorando cada vez mais cedo. O psicólogo Antônio Luciano Dantas alerta para esse tipo de relação precoce. “É um fato que as adolescentes começam a namorar cada vez mais cedo e também engravidam mais cedo. Há 10 anos 11% dos jovens namoravam antes dos 15 anos, uma década depois esse percentual triplicou. No caso da gravidez na adolescência também, em 1996 esse percentual era de 2%, hoje o número de grávidas abaixo dos 15 anos é de 6%”, disse o médico, ressaltando para os estímulos sofridos por esses adolescentes.

“Estamos em um mundo muito precoce, onde a criança começa a estudar cada vez mais cedo, meninas de 15 anos já estão prestando vestibular, então a criança é induzida a amadurecer mais cedo. Só que esse amadurecimento não ocorre no campo afetivo, o que acontece é que a gente ver criança no corpo de adulto. O adolescente funciona de acordo com o grupo que ele anda e muitas vezes existe uma submissão com relação ao namorado, onde a adolescente principalmente as meninas expõem o próprio corpo para o sexo, apenas para fazer uma vontade do namorado, ou então para não perdê-lo”, explica Antônio Luciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário